PROGRAMA
NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL (PROINFO)
ELIANE
BOSCARDINI CARDOSO
ELIZONETE
BUQUERONI
JAQUELINE
LEANDRO DE SÁ
LUCIENE
FERREIRA DA SILVA
MARILEIA
DE CÁSSIA JOAQUIM CABRAL
SOLANGE
ALVES DA SILVA
PROJETO
INTEGRADO DE APRENDIZAGEM
MIMOSO
DO SUL – ES
2014
Apresentação
Introdução
As
Tecnologias da Informação e Comunicação são uma realidade nas
escolas e o professor deve preparar-se para inseri-las em sua prática
docente.
A
formação de cidadãos autônomos, críticos, reflexivos e
transformadores requer professores eficientes com atuação
comprometida com o processo de ensino-aprendizagem.
Sabemos
que a globalização trouxe para nosso cotidiano o uso de tecnologias
em muitas situações e nos diversos ambientes, inclusive o escolar.
Assim, vêm os questionamentos: neste
contexto de informação, como está o professor neste mundo virtual?
Tem condições de preparar suas aulas diariamente nesta abordagem?
Ou simplesmente faz o que lhe convém, como uso do celular e uso das
máquinas bancárias?
A
construção do PIA foi originada a partir do interesse em entender o
que o docente precisa saber fazer o uso das TICs em sua prática para
contribuir com a construção de uma escola que forma cidadãos
realmente plenos e autônomos.
Público-alvo:
4º
ano
Período:
01
mês (01 hora-aula semanal)
Objetivo
geral:
Preparar
os alunos para a inclusão digital desenvolvendo a percepção de
identificação de textos relevantes para a pesquisa que se pretende
fazer, considerando-se a linguagem contida nos mesmos e o nível de
aprendizagem dos alunos.
Objetivos
específicos:
→
Desenvolver a leitura e escrita digital.
→
Incentivar o uso das TICs com consciência e responsabilidade
construindo o saber autônomo.
→
Propiciar a inserção digital com dinamismo e atividades
desafiadoras, prazerosas e significativas para a aprendizagem.
Justificativa:
Pensando
em uma educação emancipatória e que prepara e/ou forma cidadãos
autônomos, críticos, criativos, reflexivos e transformadores
sentimos a necessidade de construir o PIA no intuito de promover a
inclusão digital através da reflexão acerca da importância do uso
das novas tecnologias na prática docente, visto que muitos
professores, senão a maioria, não dominam o computador como recurso
da educação.
Desenvolvimento
Serão
propostas atividades sobre o Folclore brasileiro, onde os alunos
usarão a internet para realizar pesquisas em duplas como forma de
promover a interação social e espírito de trabalho em equipe e
cooperativo.
Atividades
22
de Agosto
O
folclore é uma festa que une todas as tradições, crenças e lendas
de um país. Ele é
comemorado no dia 22 de Agosto. Ele foi criado no
ano de 1965.
Pertencem
ao folclore:
A
mitologia, as crendices, as lendas, os folguedos, as danças
regionais, as canções
populares, as histórias populares, os
costumes populares, religiosidade popular ou
culto populares, a
linguagem típica de uma região, medicina popular, o artesanato etc.
Pesquise
10 provérbios populares:
Provérbio
Provérbio,
ditado, dito, adágio, máxima, anexim, aforismo, axioma, rifão,
prolóquio, parêmia –
ou mesmo sentença – é uma frase em
poucas palavras, que encerra um princípio moral, um
ensinamento ou
um indicativo para reflexão. É uma espécie de tônico despertador
de
fantasias, misto de espírito, idéias, imaginação. Dogma ou
opinião, o provérbio é um
princípio, uma sentença moral para
diversos usos e registro de costumes.
Alguns
provérbios
Em
casa de enforcado, não se fala em corda.
Quem
não tem cão, caça com gato.
Macaco
velho não bota a mão em cumbuca.
Quem
senta na garupa, não pega na rédea.
Pior
cego é o que não quer ver.
As
aparências enganam
Em
pé de pobre, todo sapato serve.
Em
terra de cego, quem tem olho é rei.
Pesquise
04 quadrinhas populares:
Pesquise
uma receita de bolo de fubá:
Pesquise
adivinhas:
Pesquise
as lendas abaixo e diga a que região pertence:
- Lenda do Boitatá. (Norte)
- Mula Sem-cabeça. (Nordeste)
- Curupira. (Centro-Oeste)
- Cuca. (Sudeste)
- Negrinho do pastoreio. (Sul)
Resultados
As
ações dos alunos foram observadas principalmente nas competências
de leitura e escrita, pois ao utilizar a escrita na internet devem-se
respeitar as regras gramaticais da Língua Portuguesa. Buscamos essa
direção por perceber que os alunos, e até professores, usam uma
linguagem diferente ao digitar seus textos, não é dada a mesma
importância que a escrita ensinada e “cobrada” em sala de aula.
Os
alunos mantiveram bom relacionamento e questionaram por que a
linguagem usada no computador é diferente daquela usada em sala de
aula. Quando usam as redes sociais tanto leem como escrevem com
muitos erros de ortografia e concordância. A explicação foi que há
pessoas não dão importância em escrever corretamente, mas expor
sua opinião ou simplesmente se comunicar com as pessoas.
Os
alunos descobriram lendas de outras regiões e lendas comuns em
estados diferentes. Demonstraram conhecer muitos provérbios,
receitas e adivinhas repassadas por familiares, mas não sabiam
reconhecê-los como elemento do folclore.
Referências
BRASIL,
As maravilhas do. Lendas
da região Sul.
Disponível em:
http://lendasdaregiosul.blogspot.com.br/. Acesso em
27/08/2014.
IPATINGA,
Prefeitura Municipal de. Lendas
e mitos do Brasil.
Disponível em:
http://ensfundamental1.wordpress.com/lendas-e-mitos-do-brasil/.
Acesso em 16/08/2014.
www.google.com.br.
Acesso em 16/08/2014
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