sexta-feira, 3 de outubro de 2014

PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL (PROINFO)


ELIANE BOSCARDINI CARDOSO

ELIZONETE BUQUERONI
 
 JAQUELINE LEANDRO DE SÁ

LUCIENE FERREIRA DA SILVA

MARILEIA DE CÁSSIA JOAQUIM CABRAL

 SOLANGE ALVES DA SILVA









PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM














A description...















MIMOSO DO SUL – ES


2014
Apresentação

Introdução

As Tecnologias da Informação e Comunicação são uma realidade nas escolas e o professor deve preparar-se para inseri-las em sua prática docente.
A formação de cidadãos autônomos, críticos, reflexivos e transformadores requer professores eficientes com atuação comprometida com o processo de ensino-aprendizagem.
Sabemos que a globalização trouxe para nosso cotidiano o uso de tecnologias em muitas situações e nos diversos ambientes, inclusive o escolar. Assim, vêm os questionamentos: neste contexto de informação, como está o professor neste mundo virtual? Tem condições de preparar suas aulas diariamente nesta abordagem? Ou simplesmente faz o que lhe convém, como uso do celular e uso das máquinas bancárias?
A construção do PIA foi originada a partir do interesse em entender o que o docente precisa saber fazer o uso das TICs em sua prática para contribuir com a construção de uma escola que forma cidadãos realmente plenos e autônomos.

Público-alvo: 4º ano

Período: 01 mês (01 hora-aula semanal)


Objetivo geral:

Preparar os alunos para a inclusão digital desenvolvendo a percepção de identificação de textos relevantes para a pesquisa que se pretende fazer, considerando-se a linguagem contida nos mesmos e o nível de aprendizagem dos alunos.

Objetivos específicos:
→ Desenvolver a leitura e escrita digital.
→ Incentivar o uso das TICs com consciência e responsabilidade construindo o saber autônomo.
→ Propiciar a inserção digital com dinamismo e atividades desafiadoras, prazerosas e significativas para a aprendizagem.

Justificativa:
Pensando em uma educação emancipatória e que prepara e/ou forma cidadãos autônomos, críticos, criativos, reflexivos e transformadores sentimos a necessidade de construir o PIA no intuito de promover a inclusão digital através da reflexão acerca da importância do uso das novas tecnologias na prática docente, visto que muitos professores, senão a maioria, não dominam o computador como recurso da educação.
































Desenvolvimento
Serão propostas atividades sobre o Folclore brasileiro, onde os alunos usarão a internet para realizar pesquisas em duplas como forma de promover a interação social e espírito de trabalho em equipe e cooperativo.
Atividades
http://ensfundamental1.files.wordpress.com/2010/07/folclore1.gif

22 de Agosto



 
O folclore é uma festa que une todas as tradições, crenças e lendas de um país. Ele é
  
 comemorado no dia 22 de Agosto. Ele foi criado no ano de 1965.
  
Pertencem ao folclore:
 
A mitologia, as crendices, as lendas, os folguedos, as danças regionais, as canções 

 populares, as histórias populares, os costumes populares, religiosidade popular ou 

 culto populares, a linguagem típica de uma região, medicina popular, o artesanato etc.

Pesquise 10 provérbios populares:
Provérbio

 
Provérbio, ditado, dito, adágio, máxima, anexim, aforismo, axioma, rifão, prolóquio, parêmia – 
 ou mesmo sentença – é uma frase em poucas palavras, que encerra um princípio moral, um 

ensinamento ou um indicativo para reflexão. É uma espécie de tônico despertador de 

fantasias, misto de espírito, idéias, imaginação. Dogma ou opinião, o provérbio é um 

princípio, uma sentença moral para diversos usos e registro de costumes.
 

Alguns provérbios

Em casa de enforcado, não se fala em corda.

Quem não tem cão, caça com gato.

Macaco velho não bota a mão em cumbuca.

Quem senta na garupa, não pega na rédea.

Pior cego é o que não quer ver.

As aparências enganam

Em pé de pobre, todo sapato serve.

Em terra de cego, quem tem olho é rei.

Pesquise 04 quadrinhas populares:


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIUAEVdjTql1UXW_iPd7YgwLAKid_L-E38JZ4txehUsS_nhI8fFwUfsB8ZG_KupWyYMlO3P3yKouGfnPnyeOYR-Bnlnq8kKRNt6SXYcnnxFG-KTA0bpSn-ofiGwdGcP-JlIygGFtrpMnCu/s400/Digitalizar0011.png.jpg


















Pesquise uma receita de bolo de fubá:


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYkw2qAmSgMU-wNgR10JgUhAOroFUntiFYMmHXzv5JvMGX5a5NFy9u4Sh5L1hd_4m3LpssGAFW2EXNM8iRTsNr_h09bAigsh2aA059KpIGqWQM7Yv4EHg3eFTt75zoq5mIIqwdsemI12q7/s400/Digitalizar0005.png.jpg
Pesquise adivinhas:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBtwVrOM6dZ7sANxXo4hQumg3MBJ-wFbe1D_B2TZoW8cNp3Z9KdxHqGiTJDHJj-JosAD2D3CPsUqf19fHsIkuvWWh5sPygebBwN9acQJlj1zYKVEW_-BitOfSxLeLisycOB0N1I5rbE3zX/s400/Digitalizar0021.png.jpg
Pesquise as lendas abaixo e diga a que região pertence:
  1. Lenda do Boitatá. (Norte)
  2. Mula Sem-cabeça. (Nordeste)
  3. Curupira. (Centro-Oeste)
  4. Cuca. (Sudeste)
  5. Negrinho do pastoreio. (Sul)












Resultados
As ações dos alunos foram observadas principalmente nas competências de leitura e escrita, pois ao utilizar a escrita na internet devem-se respeitar as regras gramaticais da Língua Portuguesa. Buscamos essa direção por perceber que os alunos, e até professores, usam uma linguagem diferente ao digitar seus textos, não é dada a mesma importância que a escrita ensinada e “cobrada” em sala de aula.
Os alunos mantiveram bom relacionamento e questionaram por que a linguagem usada no computador é diferente daquela usada em sala de aula. Quando usam as redes sociais tanto leem como escrevem com muitos erros de ortografia e concordância. A explicação foi que há pessoas não dão importância em escrever corretamente, mas expor sua opinião ou simplesmente se comunicar com as pessoas.
Os alunos descobriram lendas de outras regiões e lendas comuns em estados diferentes. Demonstraram conhecer muitos provérbios, receitas e adivinhas repassadas por familiares, mas não sabiam reconhecê-los como elemento do folclore.


















Referências
 
 BRASIL, As maravilhas do. Lendas da região Sul. Disponível em: 


http://lendasdaregiosul.blogspot.com.br/. Acesso em 27/08/2014.



IPATINGA, Prefeitura Municipal de. Lendas e mitos do Brasil. Disponível em: 




http://ensfundamental1.wordpress.com/lendas-e-mitos-do-brasil/. Acesso em 16/08/2014.

www.google.com.br. Acesso em 16/08/2014

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